quarta-feira, 4 de março de 2015

AULA DE FÍSICA COM A BOLSISTA GISELE


                         PIBID
FORMULÁRIO PADRÃO PARA REGISTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM CONSONÂNCIA COM OS SUBPROJETOS DAS DIVERSAS ÁREAS



 

 Título da ação:

Física para deficientes visuais

 Subprojeto

Física

 

Justificativa

No contexto da educação inclusiva, a escola passou a receber alunos com diferentes necessidades educacionais especiais no intuito de possibilitar um maior e melhor convívio social destes e procurando diminuir o preconceito instalado na sociedade. Embora há muito tempo já venha se falando no atendimento destes alunos nas escolas regulares, o fato é que a grande maioria dos professores não tem qualquer preparo para lidar com as diferentes necessidades especiais apresentadas pelos alunos.
A formação dos professores está defasada neste sentido, uma vez que a grande maioria dos currículos das licenciaturas trás apenas o estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como única disciplina que deveria capacitar o professor a atuar com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais mas nem todos os alunos nestas condições são surdos além do fato de que a carga horária da disciplina não torna o professor proficiente nesta linguagem, limitando seu trabalho e sua interação com os alunos surdos.
Mesmo entre alunos que apresentam o mesmo tipo de deficiência, as necessidades educacionais são diferentes, pois há o deficiente congênito e aquele em que a deficiência se desenvolveu ao longo da vida e que portanto lida de maneira diferente com sua condição. Fica mais fácil refletir sobre isso quando pensamos na deficiência visual, há o cego congênito e que portanto nunca enxergou, e aquele onde a deficiência foi desenvolvendo-se ao longo da vida e que portanto consegue imaginar o formato de objetos e suas cores quando solicitado.
Neste sentido, existe a necessidade urgente de habilitar o professor a atuar com os diferentes tipos de necessidades educacionais especiais e não há melhor momento para isso do que fazê-lo durante a sua formação e é com esta intenção que o presente projeto será desenvolvido.

 Objetivos

Objetivo geral
Possibilitar um aprendizado mais efetivo da disciplina de física aos alunos com deficiência visual contribuindo para a formação de professores capacitados para atuar com alunos com diferentes necessidades educacionais especiais.
Objetivos específicos
- Elaborar, em conjunto com os professores titulares da disciplina de física, aulas e materiais diferenciados voltados aos alunos com deficiência visual;
- Auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais;
- Contribuir para a formação diversificada dos bolsistas do PIBID, através do trabalho interdisciplinar;
- Aprimorar a capacidade dos bolsistas no desenvolvimento de trabalhos diferenciados voltados para alunos com deficiência visual;
- Valorizar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores, bolsistas e alunos com necessidades especiais.

 Metodologia

Este projeto será desenvolvido durante o ano de 2015 na E. E. B. Marechal Luz, em Jaguaruna - SC, sob a supervisão da professora Cristini Serafim Nandi no espaço físico do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE)  e laboratório de ciências com a elaboração de materiais alternativos e a adaptação de avaliações que atendam às especificidades das necessidades educacionais de cada uma das alunas atendidas neste projeto.
Durante a realização deste projeto, a realização de cálculos, tão comuns no ensino de física tradicional, não será priorizada já que uma das alunas ainda está sendo "alfabetizada" em Braille e a outra não sabe realizar operações matemáticas utilizando materiais adaptados às suas necessidades. As alunas serão atendidas em horário diverso daquele em que estudam para possibilitar sua melhor integração e acompanhamento das aulas da disciplina de física.
Sempre que possível, os materiais desenvolvidos para o atendimento das alunas com necessidades especiais será apresentado também aos colegas de turma que não tem deficiência visual como forma de possibilitar a interação entre os alunos com e sem necessidades especiais e facilitar a compreensão dos alunos com relação aos conteúdos abordados.

 Cronograma

O projeto será desenvolvido durante o ano de 2015, com monitorias e aulas práticas realizadas no contra-turno, durante o atendimento destes alunos no SAEDE.

Infraestrutura

Para a realização deste projeto serão utilizadas as instalações da E.E. B. Marechal Luz (laboratório, SAEDE e salas de aula).

 Resultados Esperados

Enquanto futura professora, espero desenvolver metodologias diferenciadas de trabalho que tragam resultados mais consistentes ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais e fazendo com que o processo de aprendizagem ocorra de uma maneira mais dinâmica e prazerosa.
Espera-se, também, melhorar a auto-estima dos alunos atendidos e facilitar a compreensão destes na disciplina de física.

 

 

MATERIAIS  ADAPTADOS




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