PIBID
FORMULÁRIO
PADRÃO PARA REGISTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM CONSONÂNCIA COM OS SUBPROJETOS
DAS DIVERSAS ÁREAS
Título da ação:
Subprojeto
Física
Justificativa
No contexto da educação inclusiva, a escola passou a
receber alunos com diferentes necessidades educacionais especiais no intuito de
possibilitar um maior e melhor convívio social destes e procurando diminuir o
preconceito instalado na sociedade. Embora há muito tempo já venha se falando
no atendimento destes alunos nas escolas regulares, o fato é que a grande
maioria dos professores não tem qualquer preparo para lidar com as diferentes
necessidades especiais apresentadas pelos alunos.
A formação dos professores está defasada neste
sentido, uma vez que a grande maioria dos currículos das licenciaturas trás
apenas o estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como única disciplina
que deveria capacitar o professor a atuar com alunos que apresentam necessidades
educacionais especiais mas nem todos os alunos nestas condições são surdos além
do fato de que a carga horária da disciplina não torna o professor proficiente
nesta linguagem, limitando seu trabalho e sua interação com os alunos surdos.
Mesmo entre alunos que apresentam o mesmo tipo de
deficiência, as necessidades educacionais são diferentes, pois há o deficiente
congênito e aquele em que a deficiência se desenvolveu ao longo da vida e que
portanto lida de maneira diferente com sua condição. Fica mais fácil refletir
sobre isso quando pensamos na deficiência visual, há o cego congênito e que
portanto nunca enxergou, e aquele onde a deficiência foi desenvolvendo-se ao
longo da vida e que portanto consegue imaginar o formato de objetos e suas
cores quando solicitado.
Neste sentido, existe a necessidade urgente de
habilitar o professor a atuar com os diferentes tipos de necessidades
educacionais especiais e não há melhor momento para isso do que fazê-lo durante
a sua formação e é com esta intenção que o presente projeto será desenvolvido.
Objetivos
Objetivo geral
Possibilitar um aprendizado mais efetivo da disciplina
de física aos alunos com deficiência visual contribuindo para a formação de
professores capacitados para atuar com alunos com diferentes necessidades
educacionais especiais.
Objetivos específicos
- Elaborar, em conjunto
com os professores titulares da disciplina de física, aulas e materiais
diferenciados voltados aos alunos com deficiência visual;
- Auxiliar no atendimento
aos alunos com necessidades educacionais especiais;
- Contribuir para a
formação diversificada dos bolsistas do PIBID, através do trabalho
interdisciplinar;
- Aprimorar a capacidade
dos bolsistas no desenvolvimento de trabalhos diferenciados voltados para
alunos com deficiência visual;
- Valorizar o trabalho
colaborativo e a troca de experiências entre professores, bolsistas e alunos
com necessidades especiais.
Metodologia
Este projeto será desenvolvido durante o ano de 2015
na E. E. B. Marechal Luz, em Jaguaruna - SC, sob a supervisão da professora
Cristini Serafim Nandi no espaço físico do Serviço de Atendimento Educacional
Especializado (SAEDE) e laboratório de
ciências com a elaboração de materiais alternativos e a adaptação de avaliações
que atendam às especificidades das necessidades educacionais de cada uma das
alunas atendidas neste projeto.
Durante a realização deste projeto, a realização de
cálculos, tão comuns no ensino de física tradicional, não será priorizada já
que uma das alunas ainda está sendo "alfabetizada" em Braille e a
outra não sabe realizar operações matemáticas utilizando materiais adaptados às
suas necessidades. As alunas serão atendidas em horário diverso daquele em que
estudam para possibilitar sua melhor integração e acompanhamento das aulas da
disciplina de física.
Sempre que possível, os materiais desenvolvidos para o
atendimento das alunas com necessidades especiais será apresentado também aos
colegas de turma que não tem deficiência visual como forma de possibilitar a
interação entre os alunos com e sem necessidades especiais e facilitar a
compreensão dos alunos com relação aos conteúdos abordados.
Cronograma
O projeto será desenvolvido durante o ano de 2015, com
monitorias e aulas práticas realizadas no contra-turno, durante o atendimento
destes alunos no SAEDE.
Infraestrutura
Para a realização deste projeto serão utilizadas as
instalações da E.E. B. Marechal Luz (laboratório, SAEDE e salas de aula).
Resultados Esperados
Enquanto futura professora, espero desenvolver
metodologias diferenciadas de trabalho que tragam resultados mais consistentes
ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais
especiais e fazendo com que o processo de aprendizagem ocorra de uma maneira
mais dinâmica e prazerosa.
Espera-se, também, melhorar a auto-estima dos alunos
atendidos e facilitar a compreensão destes na disciplina de física.
MATERIAIS ADAPTADOS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário