HISTÓRIA E NARRATIVAS: LEITURAS, PRODUÇÃO TEXTUAL ESTUDANTIL E ESPAÇOS MIDIÁTICOS
Objetivo Geral: incentivar os estudantes das terceiras séries do ensino médio a desenvolver a pesquisa, a leitura, a análise crítica e a exposição de seu posicionamento quando aos conteúdos de história tratados no espaço escolar.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar a divulgação das produções textuais dos alunos e alunas das terceiras séries do ensino médio;
- Viabilizar o acesso a essas produções pela comunidade escolar e outros públicos;
- Estimular a continuidade da produção textual.
1) Produção
textual de autoria da aluna Maria
Eduarda P. Schmitz (Série: 3º 03),
como resultado do
projeto História
e narrativas:
leituras, produção textual estudantil e espaços midiáticos,
desenvolvido pela disciplina de História da Escola Estadual Marechal
Luz.
Professor:
Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
Professora
colaboradora:
Aline
Pires (Disciplina: Língua Portuguesa).
Um Espelho do Passado.
No
século XIX, por conta da Revolução Industrial e o imperialismo
europeu, o continente africano sofreu diversas mudanças negativas.
Os europeus, baseados na Teoria Evolucionista de Darwin, pensaram que
por serem mais fortes bélica e economicamente, tinham o direito de
tomar e explorar não só as terras, mas também os povos.
Eles
tomaram de forma violenta grande parte do continente, tendo poucos
povos que puderam resistir. Dividiram as terras entre si, de forma
que não fossem respeitados as etnias e costumes de cada povo.
Fizeram tudo isso com a desculpa de que pretendiam “civilizar” os
africanos.
A
África foi explorada de forma brutal e desrespeitosa. Perdeu suas
riquezas e vários povos foram escravizados. As marcas dessa
exploração permanecem até os dias atuais. Povos vivem em condições
precárias na maior parte do continente e a desigualdade é vista de
forma gritante. Sofrem por não ter disponíveis elementos básicos
para a sobrevivência.
Crianças
morrem de fome, doenças se espalham rapidamente e a mídia mundial
procura esconder de todos a parte “feia” do mundo. Para mudar
essa situação, seria necessária uma reorganização e uma
mobilização geral, não só da África, mas do mundo inteiro, que
precisaria ceder recursos para ajudar. Mas no mundo de hoje, quem se
disponibilizaria a fazer isso?
2) Produção
textual de autoria da aluna Letícia
Francioni (Série: 3ª 04), como resultado do projeto História
e narrativas: leituras, produção textual estudantil e
espaços midiáticos, desenvolvido pela disciplina de História
da Escola Estadual Marechal Luz.
Professor:
Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
Professora
colaboradora: Aline Pires
(Disciplina: Língua Portuguesa).
Imperialismo
ou Neocolonialismo.
Alguns
conteúdos da disciplina de história, entre eles um vídeo
apresentado, fizeram uma introdução sobre o tema do imperialismo na
África, ou, no caso, as consequências deixadas por esta ideologia.
Desde o começo da invasão europeia na África, é possível
perceber a desumanidade presente que se segue até hoje. Percebe-se
que não apenas as “marcas” no continente africano, mas também o
modo como alguns países europeus chegavam barbaramente sobre os mais
fracos ou menos desenvolvidos.
Opiniosamente,
minha mente é uma balburdia sobre os assuntos abordados. É terrível
ver que algumas pessoas, regadas do prazer em obter o poder,
conseguem decapitar outros por simplesmente não concordarem com os
ideais impostos. Animais conseguem ser mais “racionais” do que
alguns humanos sobre certos assuntos.
Sabe-se
também que a imposição da religião para os ocidentais ainda é
mais relevante do que o respeito aos ideais locais. Gastar em armas e
guerrear para saber quem é mais forte ou ainda quem tem mais
importância no combate à fome. Disfarçar o real com mentiras é
mais marcante que viver o real. Explorar e violentar os mais fracos
ainda é mais importante que cuidar e explorar o que já é seu.
Enquanto a ideia de “raças” nos separar, as religiões nos
dividir e os egos inflar, ainda haverá imperialismos e guerras.
3) Produção
textual de autoria das alunas Júlia
Zago de Souza e Diandra Felizardo (Série: 3º 05), como resultado
do projeto História
e narrativas:
leituras, produção textual estudantil e espaços midiáticos,
desenvolvido pela disciplina de História da Escola Estadual Marechal
Luz.
Professor:
Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
A
exploração da África.
É
muito complexo falar de um tema polêmico e opinar sobre o mesmo,
principalmente quando esse envolve várias questões mais complexas
ainda. Vemos o continente africano nos dias de hoje, através das
mídias, lutando pela sua existência, e tudo se deve a exploração
feita por pessoas medíocres que se achavam “superiores e mais
civilizadas”, do que as pessoas que lá viviam e vivem.
Examinando
a história, vemos um cenário de exploração promovido por parte
dos europeus sobre os recursos que haviam na África, sustentados por
uma teoria equivocada, o “Darvinismo Social”, que dizia que a
raça mais forte deveria reinar sobre a mais fraca.
E
foi o que aconteceu: uma “completa” destruição desse
continente, para que empresas e países tivessem todo o oligopólio
mundial em suas mãos. Resultado: boa parte da cultura dos países
devastada por mera ambição pelo poder. (E com tudo isso destruindo
a cultura que havia lá).
Foram
anos de muita exploração que resultou em guerras territoriais e a
ampla destruição desse continente. E hoje vivem com as
consequências dessa exploração desenfreada: fome, falta de água,
fauna e flora destruídas, morte, e tudo sustentado pela mediocridade
de pensamentos da época, ou seja, as ideias imperialistas do fim do
século XIX e início do XX.
Os
resultados dessa exploração serão levados como exemplo por muitos
anos, lembrados pela história o que levou a destruição de boa
parte do continente africano.
Excelente trabalho,muito bom poder dar minha colaboração para um projeto tão incrível!
ResponderExcluirExcelente trabalho,muito bom poder dar minha colaboração para um projeto tão incrível!
ResponderExcluir