sexta-feira, 1 de julho de 2016

HISTÓRIA E NARRATIVAS

HISTÓRIA E NARRATIVAS: LEITURAS, PRODUÇÃO TEXTUAL ESTUDANTIL E ESPAÇOS MIDIÁTICOS

Professor: Murilo de Souza Rosa

Objetivo Geral: incentivar os estudantes das terceiras séries do ensino médio a desenvolver a pesquisa, a leitura, a análise crítica e a exposição de seu posicionamento quando aos conteúdos de história tratados no espaço escolar.

Objetivos Específicos:

  • Oportunizar a divulgação das produções textuais dos alunos e alunas das terceiras séries do ensino médio;
  • Viabilizar o acesso a essas produções pela comunidade escolar e outros públicos;
  • Estimular a continuidade da produção textual.



1) Produção textual de autoria da aluna Maria Eduarda P. Schmitz (Série: 3º 03), como resultado do projeto História e narrativas: leituras, produção textual estudantil e espaços midiáticos, desenvolvido pela disciplina de História da Escola Estadual Marechal Luz.
Professor: Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
Professora colaboradora: Aline Pires (Disciplina: Língua Portuguesa).

Um Espelho do Passado.
No século XIX, por conta da Revolução Industrial e o imperialismo europeu, o continente africano sofreu diversas mudanças negativas. Os europeus, baseados na Teoria Evolucionista de Darwin, pensaram que por serem mais fortes bélica e economicamente, tinham o direito de tomar e explorar não só as terras, mas também os povos.
Eles tomaram de forma violenta grande parte do continente, tendo poucos povos que puderam resistir. Dividiram as terras entre si, de forma que não fossem respeitados as etnias e costumes de cada povo. Fizeram tudo isso com a desculpa de que pretendiam “civilizar” os africanos.
A África foi explorada de forma brutal e desrespeitosa. Perdeu suas riquezas e vários povos foram escravizados. As marcas dessa exploração permanecem até os dias atuais. Povos vivem em condições precárias na maior parte do continente e a desigualdade é vista de forma gritante. Sofrem por não ter disponíveis elementos básicos para a sobrevivência.
Crianças morrem de fome, doenças se espalham rapidamente e a mídia mundial procura esconder de todos a parte “feia” do mundo. Para mudar essa situação, seria necessária uma reorganização e uma mobilização geral, não só da África, mas do mundo inteiro, que precisaria ceder recursos para ajudar. Mas no mundo de hoje, quem se disponibilizaria a fazer isso?

 
2) Produção textual de autoria da aluna Letícia Francioni (Série: 3ª 04), como resultado do projeto História e narrativas: leituras, produção textual estudantil e espaços midiáticos, desenvolvido pela disciplina de História da Escola Estadual Marechal Luz.
Professor: Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
Professora colaboradora: Aline Pires (Disciplina: Língua Portuguesa).

Imperialismo ou Neocolonialismo.
Alguns conteúdos da disciplina de história, entre eles um vídeo apresentado, fizeram uma introdução sobre o tema do imperialismo na África, ou, no caso, as consequências deixadas por esta ideologia. Desde o começo da invasão europeia na África, é possível perceber a desumanidade presente que se segue até hoje. Percebe-se que não apenas as “marcas” no continente africano, mas também o modo como alguns países europeus chegavam barbaramente sobre os mais fracos ou menos desenvolvidos.
Opiniosamente, minha mente é uma balburdia sobre os assuntos abordados. É terrível ver que algumas pessoas, regadas do prazer em obter o poder, conseguem decapitar outros por simplesmente não concordarem com os ideais impostos. Animais conseguem ser mais “racionais” do que alguns humanos sobre certos assuntos.
Sabe-se também que a imposição da religião para os ocidentais ainda é mais relevante do que o respeito aos ideais locais. Gastar em armas e guerrear para saber quem é mais forte ou ainda quem tem mais importância no combate à fome. Disfarçar o real com mentiras é mais marcante que viver o real. Explorar e violentar os mais fracos ainda é mais importante que cuidar e explorar o que já é seu. Enquanto a ideia de “raças” nos separar, as religiões nos dividir e os egos inflar, ainda haverá imperialismos e guerras.
 
3) Produção textual de autoria das alunas Júlia Zago de Souza e Diandra Felizardo (Série: 3º 05), como resultado do projeto História e narrativas: leituras, produção textual estudantil e espaços midiáticos, desenvolvido pela disciplina de História da Escola Estadual Marechal Luz.
Professor: Murilo de Sousa Rosa (Disciplina: História).
Professora colaboradora: Aline Silva (Disciplina: Língua Portuguesa).

A exploração da África.
É muito complexo falar de um tema polêmico e opinar sobre o mesmo, principalmente quando esse envolve várias questões mais complexas ainda. Vemos o continente africano nos dias de hoje, através das mídias, lutando pela sua existência, e tudo se deve a exploração feita por pessoas medíocres que se achavam “superiores e mais civilizadas”, do que as pessoas que lá viviam e vivem.
Examinando a história, vemos um cenário de exploração promovido por parte dos europeus sobre os recursos que haviam na África, sustentados por uma teoria equivocada, o “Darvinismo Social”, que dizia que a raça mais forte deveria reinar sobre a mais fraca.
E foi o que aconteceu: uma “completa” destruição desse continente, para que empresas e países tivessem todo o oligopólio mundial em suas mãos. Resultado: boa parte da cultura dos países devastada por mera ambição pelo poder. (E com tudo isso destruindo a cultura que havia lá).
Foram anos de muita exploração que resultou em guerras territoriais e a ampla destruição desse continente. E hoje vivem com as consequências dessa exploração desenfreada: fome, falta de água, fauna e flora destruídas, morte, e tudo sustentado pela mediocridade de pensamentos da época, ou seja, as ideias imperialistas do fim do século XIX e início do XX.
Os resultados dessa exploração serão levados como exemplo por muitos anos, lembrados pela história o que levou a destruição de boa parte do continente africano.





2 comentários:

  1. Excelente trabalho,muito bom poder dar minha colaboração para um projeto tão incrível!

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  2. Excelente trabalho,muito bom poder dar minha colaboração para um projeto tão incrível!

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